“Dependência e vida!” Dependência de Deus e vida em Deus!

0
37

Por Pastor Waldir dos Santos Moura – MISSÃO BATISTA NACIONAL EBENÉZER                                                                                         

Foi exatamente no dia sete de setembro de 1822 que, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o Príncipe Regente do Brasil, Pedro de Alcântara, aclamado como Dom Pedro I,  conclamou sua comitiva com o grito: “Independência ou Morte!” Esse ato marcou a nossa emancipação política do reino de Portugal.

Portanto, hoje, terça-feira, 07/09/2021, estamos completando 199 anos de Independência. Ainda criança, aos sete anos de idade, aprendi que esse brado foi o grito de independência dos brasileiros. Em relação a esse fato histórico, faço um paradoxo intitulado: “DEPENDÊNCIA e VIDA”.

No Dicionário da Língua Portuguesa, encontram-se as seguintes definições para independência: “Condição de quem goza de autonomia, de total liberdade com relação a alguém ou algo; caráter daquele que não se deixa influenciar por algo ou alguém”.

Já para dependência temos: “Estado de dependente; subordinação; sujeição; necessidade de proteção; falta de maturidade e autonomia; necessidade física e/ou psicológica”.


No Evangelho do Apóstolo João, capítulo 15, versículo 5, com toda autoridade que Lhe é cabível, o SENHOR JESUS declara: ”Eu Sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eU nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Parafraseando: “Jesus Cristo é a árvore e nós somos os ramos. Enquanto estivermos ligados e dependemos Dele, daremos muitos frutos, porque sem Ele, nada poderemos fazer”. Seja no sentido físico ou espiritual, jamais poderemos viver independentes de Deus.

Durante o seu ministério terreno, Jesus na sua natureza humana, humildemente colocava-se sob dependência do Pai. Segundos antes de expirar na cruz do Calvário, disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46).

Muitas pessoas dependem de álcool, outros de drogas e existem aqueles que não conseguem viver sem fama, glória, riqueza. Quero declarar, que também, sou um dependente. Dependo de Deus. E você?

Jesus é a verdade que liberta. Somente. (João 8:32,36). Ele pode nos libertar do aprisionamento dos vícios, do egoísmo, dos maus comportamentos, do orgulho, da ganância, da hipocrisia, das mentiras, do roubo, do crime, da fornicação, do adultério, da traição, da angústia, da depressão, das contendas familiares, do ódio, da raiva, do rancor, das doenças, dos maus pensamentos, do desejo de morte-suicídio, enfim…

Se Jesus liberta uma pessoa, esta será verdadeiramente livre. Por isso, o forte grito que deverá sempre ecoar do nosso interior é: “DEPENDÊNCIA E VIDA”. Dependência de Deus e Vida em Deus.

Oremos:Pai Santo, obrigado por ter enviado o Teu Unigênito Filho Jesus ao mundo, para nos libertar do poder das trevas e nos conceder a grande oportunidade de vivermos livres, porém, dependentes da tua Graça, Misericórdia, Perdão e do teu imensurável, incomparável, inconfundível e incondicional Amor. Amém“.

Jipa, 07/9/2021
________



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here