Uma conferência aconteceu nesta segunda-feira (25) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, que é comemorado hoje, terça-feira (26). O evento contou com apresentações da Escola Militarizada Tiradentes, apresentações culturais de teatro e música, todas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O palestrante Kléber do Nascimento Santos ministrou uma palestra sobre a história e a educação das pessoas surdas. Já a psicóloga Cristiane Figueiredo Santos falou sobre o tema  “Sou surdo, e agora?!”. Também um debate aconteceu antes do encerramento da conferência.

Formação de Intérpretes — Durante dois anos, a professora Marcelma Vieira deu aulas para um aluno surdo e contou com o apoio de um intérprete em sala de aula. A educadora falou sobre a importância do apoio profissional.

“O intérprete pode informar ao professor qual a dúvida do aluno e qual o conhecimento está sendo adquirido por ele no decorrer das aulas. É muito importante ter esse profissional auxiliando na comunicação do educador com pessoas com deficiência auditiva”, conta a professora.

Atualmente, seis profissionais atuam como intérpretes de Libras nas escolas da rede municipal de ensino de Ji-Paraná. Segundo a Semed, cursos para formação de intérpretes são realizados na cidade, em três níveis: iniciante, moderado e avançado.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here