Com ritmo de chuvas, chance de enchente é provável em JPr

0
24

Em menos de 24 horas, o nível do Rio Machado, que divide a cidade de Ji-Paraná em dois distritos, teve seu nível d’água aumentado em mais de 60 cm, chegando aos 9,81cm na noite nesta quarta-feira, 20. A informação foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiros tenente BM Dos Santos.

Segundo o militar, o sinal de alerta dispara quando o nível chega aos 10,50 cm, marca que começa a ocasionar a saída de famílias residentes nas áreas consideradas mais baixas de suas casas.

Dos Santos ainda informou que o nível do Rio Machado, nesta época do ano, quando começar chover de formar mais intensiva, também registra o chamado efeito ‘sanfona’, ou seja, subidas e descidas rápidas do nível da água. “Estamos monitorando diariamente o nível da água, e ao mesmo tempo, preparados para qualquer fator surpresa”, garantiu.

Já o responsável pela medição da régua e enviar as informação para a Agência Nacional de Águas (ANA), Lucenir Saldanha, disse que a marca de 9,81 cm em dezembro, não é muito comum. Para ele, este ano, a intensidade das chuvas está bem maior que no ano passado. “Se continuar assim, a possibilidade de ocorrer enchente, é muito provável”, alertou.

Ainda não há comentários, seja o primeiro.