O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países do globo para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia.

O nome da campanha tem referência no laço rosa que é usado desde a 1ª Corrida da Cura, realizada em Nova York, para estimular a participação da população, entidades e empresas na luta contra o câncer de mama. Foi por este mesmo motivo que posteriormente prédios, monumentos públicos, pontes e teatros passaram a ser iluminados com a cor rosa neste período, tal como acontece na maioria das cidades do mundo.

Um dos mais agressivos entre as mulheres, ele tem grandes chances de cura quando diagnosticado cedo. Atualmente, apesar de não dispensar o tratamento cirúrgico, o avanço da medicina permitiu que pacientes pudessem ter tratamento via quimioterapia, radioterapia e até hormonioterapia de maneira menos invasiva.

Tudo isso associado a uma alimentação adequada permite que quem porta a doença passe pelo processo de reabilitação de maneira mais tranquila. Porém, o incentivo à prevenção, que pode ser feito com informação, é fundamental.

O site/portal Repórter RO solidariza-se com esta luta e, para isso, estampará o laço rosa ao lado da sua logomarca durante todo o mês de outubro. A tarja com as editorias, logo abaixo, que é normalmente laranja, também estará tingida na cor rosa neste período.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here