Cinco boas dicas para voltar à rotina depois da pandemia

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Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente àquelas que experimentaram acometimentos psicológicos durante o período, como aumento do estresse e da ansiedade. Veja abaixo 5 dicas para lidar melhor com isso!

1 – Dê atenção à sua saúde mental

A pandemia com certeza trouxe muitas preocupações para a população. Além do aspecto de saúde, a situação pode deixar consequências psicológicas. Pessoas que tiveram a doença ou mesmo que perderam algum amigo ou familiar podem sentir isso com mais intensidade, mas a parcela da população que ficou muito tempo dentro de casa também está sujeita a ter problemas de ansiedade, estresse e até mesmo sintomas depressivos. Em outros casos, o medo de contrair o vírus pode trazer importante sensação de insegurança para a pessoa que precisa sair de casa, revelando sinais que podem indicar um transtorno de pânico. É importante se auto avaliar e observar como os familiares, especialmente crianças e idosos, estão lidando com isso. O apoio de um psicólogo pode ajudar bastante nesse momento.

2 – Não se esqueça de hábitos importantes adquiridos durante a pandemia

O estado de pandemia trouxe para a rotina algumas hábitos relacionados à higiene e cuidados gerais com a saúde. Alguns deles podem trazer benefícios para a vida em geral, desde a limpeza correta das mãos e até não entrar em casa com os calçados sujos da rua. Na volta à vida normal, pode ser interessante manter alguns deles, sem obsessão ou cobranças. Avalie o que melhor funciona para você e sua casa!

3 – Recupere a rotina de exercícios físicos aos poucos

Provavelmente um dos maiores impactos que a população em isolamento social observou foi a diminuição das práticas de exercícios físicos. Até mesmo aquela caminhada do ponto de ônibus até o trabalho deixou de fazer parte da rotina. Se você não se adaptou a fazer exercícios em casa, com certeza o seu corpo vai sentir. Volte aos treinos de maneira gradual e sem forçar muito para evitar lesões e muitas dores musculares. Não se cobre também: pode ser que demore um pouco para recuperar a sua resistência e forma física.

4 – Faça um check-up de saúde

A falta de exercícios físicos, baixa de vitamina D, alimentação desregulada e estresse podem causar problemas mais sérios à saúde. Considere fazer um check-up de saúde quando a situação estiver normalizada. Se você teve Covid-19, é importante fazer um acompanhamento regular para verificar o seu estado geral de saúde. Como a ação do vírus ainda é muito recente, não há dados muito específicos sobre os efeitos à longo prazo da doença.


5 – Só volte à normalidade completa depois da vacina

Por mais que você volte a trabalhar no escritório, por exemplo, e haja uma diminuição considerável dos casos de Covid-19 no país, a situação ainda não está totalmente controlada até que a população esteja devidamente imunizada contra o coronavírus. Algumas pesquisas já estão em andamento e com bons resultados: a expectativa é que o mundo tenha uma vacina comprovada pelo menos até o início de 2021. Até lá, é importante que você ainda tome cuidados importantes, como evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência, usar máscaras e manter o distanciamento social.



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