Já pensou que, em algum momento na nossa história, haveria um momento em que a tecnologia estaria tão avançada a ponto de ser capaz de criar lentes de contato que pudessem dar zoom, ou seja, aproximar a imagem vista a distância?

Bom, apesar disso parecer algo muito longe de acontecer, a verdade é que esse momento já pode ter chegado. Cientistas já criaram em escala experimental lentes de contato robóticas que permitiriam a seus usuários ampliarem as imagens simplesmente ao piscarem os olhos.

Essas lentes seriam controladas por pequenos movimentos oculares. Dessa forma, uma dupla piscada poderia tanto aumentar ou diminuir o zoom diante daquilo que se está olhando. A grande maioria de pequenos robôs é controlada manualmente ou pré-programada. No entanto, essas novas lentes imitam os sinais elétricos naturais no globo ocular humano. Estes ficam ativos mesmo quando nossos olhos estão fechados.

As lentes de contato hi-tech foram desenvolvidas pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram um mecanismo capaz de aproveitar essa carga natural para controlar a lente.

Os cientistas mediram o potencial elétrico do olho, o chamado ‘sinal eletro-oculográfico”, gerado quando os olhos fazem movimentos específicos, como olhar para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Assim, criaram lentes biomiméticas suaves, capazes de responder a estes sinais..




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here