Cidades de RO cancelam campanha de vacinação antirrábica por falta de vacinas

0
46

Vários municípios de Rondônia divulgaram que estão sem estoque da vacina antirrábica para cães e gatos. Com isso, as campanhas de vacinação previstas para 2019 foram canceladas. Porto Velho e Vilhena são alguns dos municípios que já anunciaram a suspensão da campanha de vacinação que previne a raiva em animais.

Segundo a prefeitura da capital, a falta de estoque obrigou o município a reprogramar o cronograma de atividades. Agora, a campanha de vacinação está prevista para acontecer apenas em 2020.

Em Vilhena, no Cone Sul, a campanha de vacinação antirrábica estava marcada para o próximo dia 31 de agosto e também precisou ser adiada por falta da vacina antirrábica (VARC). A cidade ainda não tem previsão de uma nova data para a campanha.

Os municípios afirmam que o estoque acabou porque novas doses da vacina não foram repassadas pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde diz que a pasta adquire doses da vacina antirrábica para cães e gatos em quantidade suficiente “para atender a demanda mensal dos estados para a vacinação de bloqueio de foco, que ocorre quando um animal é diagnosticado com o vírus da raiva”.


Segundo o ministério, mais de 9,8 milhões de doses da VARC foram distribuídas só neste ano no Brasil, sendo 250 mil para Rondônia.O Ministério da Saúde diz que uma nova entrega da vacina antirrábica (VARC) está em andamento.

“A pasta aguarda a entrega do laboratório fornecedor, que informou ter identificado problemas técnicos na produção da vacina. O Ministério da Saúde está empenhado em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada”, diz em nota.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here