O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou nesta terça (29) um aviso de perigo potencial devido ao alto risco de chuvas mais intensas em Rondônia. O alerta é válido também para todo o Mato Grosso e parte de Tocantins.

A meteorologista Nayani Araújo disse que as pancadas mais intensas estão previstas para predominar no estado até meados de fevereiro. “Esta é a conclusão das nossas observações científicas através dos equipamentos meteorológicos”, disse. O Inmet pontuou que, apesar da necessidade de emitir o alerta, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas. Porém, não descartou possíveis incidências.

O órgão espera também que a chuva intensa atinja a marca dos 50 milímetros e que os ventos alcancem velocidade de pelo menos 60 Km.

Para esta quarta, o Inmet fez as seguintes recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas durante tempestades;
  • Não é recomendado estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda;
  • Em caso de necessidade, é possível buscar mais informações junto à Defesa Civil, no telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.


CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here