CGU reúne prefeitos de RO para orientá-los a gerir bem recursos públicos

EVENTO ACONTECEU AO MESMO TEMPO EM TODAS AS CAPITAIS E TEVE VÍDEO DE MICHEL TEMER

0
91

Com a proposta de estabelecer parceira dos municípios e orientar os novos prefeitos na aplicação dos recursos públicos, a Superintendência da Controladoria-Geral da União (CGU), realizou ontem, em Porto Velho, o encontro “Município Transparente”. O evento aconteceu simultaneamente em todas as capitais. A solenidade foi aberta com o vídeo do presidente Michel Temer (PMDB) desejando as boas vindas aos prefeito. O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, também em vídeo, expôs os principais gargalos que comprometem a gestão municipal. Ele enfatizou o papel dos gestores na aplicação correta do dinheiro público com o transporte escolar, com a alimentação de estudantes, com o transporte público e as consequências que os prefeitos enfrentam com a calamidade pública.

“A CGU quer ser parceira dos municípios e a proposta desse encontro é orientar os prefeitos para que não cometam erros na aplicação correta dos recursos públicos”, disse o superintendente da CGU em Rondônia, João Mourão Mendes. Ele enfatizou a importância dos prefeitos nomearem pessoas com conhecimento na aplicação de recursos de convênio. “Existem várias fontes de recursos destinados aos municípios e é importante saber aplicar corretamente o dinheiro”, frisou.

O vice-prefeito de Candeias do Jamari, Luis Ikenohuchi (DEM), participou do evento e destacou que o Governo Federal nos últimos anos aumentou a responsabilidade dos municípios. “Através do programa Penai, o governo repassava 0,38 para ajudar na merenda escolar. Ocorre que esse valor ao longo do ano foi ficando insuficiente para atender à demanda e a conta acabou sobrando para os municípios. O mesmo ocorre com o transporte escolar de estudantes da rede municipal”, enfatizou Ikenohuchi. Já o prefeito de Buritis, Ronaldi Rodrigues de Oliveira (PDT),  disse que as propostas apresentadas durante o encontro Municipal precisam ser discutidas em detalhes com a equipe de governo, porque são importantes para garantir o equilíbrio das contas dos municípios.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here