Por Marcos Lock

A cavalgada da 39ª Expojipa deu-se na manhã deste domingo (23) para fazer o grande lançamento deste tradicional evento anual de Ji-Paraná e região. A exposição tem início na próxima quarta-feira (26) e vai até domingo (30) no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

O primeiro ato do evento foi o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de Rondônia e de Ji-Paraná, do qual participaram o prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto; o vereador Edilson Vieira; o secretário de governo Nilton Cezar, representando a governador Daniel Pereira; o presidente da Associação Rural de Rondônia, Sérgio Ferreira, ladeado pelos capitães da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além da rainha, princesa e madrinhas da Expojipa. 

Depois teve início a cavalgada em direção ao Segundo Distrito. Os cavaleiros e amazonas saíram da Av. Clovis Arrais, no centro do Primeiro Distrito, por volta de 10h, o tradicional local de concentração. Depois, seguiram durante os oito quilômetros pela ponte do Rio Machado, Avenida Brasil, T-20 até chegar ao recinto da exposição cerca de duas horas depois, onde houve a dispersão. Durante o trajeto os participantes foram saudados com muito entusiasmo pela população nas calçadas e em quiosques especialmente montados para o evento.

Os participantes não se intimidaram diante da temperatura de mais de 34 graus, que se apresentava por volta das 10 horas da manhã. A cavalgada contou com mais de 200 policiais militares dos batalhões de Ji-Paraná, de Jaru e Ariquemes, além de integrantes da Policias Civil, Ambiental, Federal, Rodoviária Federal e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Não foram registrados acidentes durante o percurso, com exceção de um caminhão, que entrou na pista e atrapalhou a cavalgada, situação que foi contornada rapidamente.


“Uma feira como essa é de vital importância para nossa economia, por aquilo que ela representa para o setor do agronegócio e para a economia da região central de Rondônia, movimentando mais de 600 milhões e reunindo durante cinco dias um público de quase 200 mil pessoas”, ressaltou Marcito Pinto prefeito de Ji-Paraná.

Muitos camarotes com musica ao vivo, com alimentação, bebidas e água foram montados para ver a comitiva passar. No trajeto também foram instalados vários cochos com água para os animais.  Equipes da Sedam e da Policia Ambiental reforçaram a fiscalização no combate a maus tratos como excesso de peso nos cavalos e carroças e uso de objetos pontiagudos e perfurantes.

Veja a seguir a galeria de fotos feita a partir da cobertura do Repórter RO a esta cavalgada tradicional:

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here