Por Marcos Lock – Texto/Fotos

Assim como nos anos anteriores, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi marcado por uma grande evento público, em Ji-Paraná. Desta vez, os responsáveis realizaram uma carreata no Segundo Distrito, que partiu às 16h30 do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cmaee- Autismo) e seguiu até o Centro Desportivo de Lazer Walmar Meira (Cedel), no Bairro BNH. Segundo os organizadores, cerca de 500 veículos participaram do evento, a maioria enfeitada com faixas e balões, a cor oficial desta data festiva.

A dia Mundial do Autismo, na verdade, é comemorado em 2 de abril. Mas, por força de questões logísticas, a carreata precisou acontecer hoje, quinta-feira (30), três dias antes. A carreata támbém é a primeira ação da Semana do Autismo na cidade que contará com três palestras entre outras ações. 

Duas palestras estão planejadas para a próxima segunda-feira (3) com os temas “Acomodação e Inclusão no Autismo” e “Autismo e Nutrição”. A palestra sobre “Cozinha Sem Glúten e Sem Caseína” vai acontecer na próxima quinta-feira (6). Pessoas interessadas em participar das palestras podem se inscrever no Cmaee diretamente ou pelo telefone 3423-7298.

O SECRETÁRIO ARI SARAIVA, AO SEU LADO MARINEZ SILVA E SEU FILHO WENDEL; DEPOIS O MASCOTE DA CAMPANHA E MAIS À DIREITA, A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, LEIVA C. PEREIRA

Muito alarde — Liderando a grande fileira de veículos seguia à frente uma caminhonete da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e logo atrás vinha um carro de som, tendo como locutor o secretário municipal de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Ari Saraiva. Esta carreata, com grande alarde das buzinas, seguiu pela avenida Brasil até a T-15, quando seguiu para o Cedel.


A secretária municipal de Educação disse que toda esta movimentação é porque a Prefeitura de Ji-Paraná intensificou os cuidados aos autistas e o apoio às famílias desde que criou o Centro Municipal de Autismo, em 2013. “Na época nós atendíamos de 7 a 9 crianças e hoje, já são 40, fora as orientações, participação em formações, diagnósticos e atendimentos prestados a todos que nos procuram de outros municípios de Rondônia”, declarou em entrevista à Imprensa.

A DIRETORIA MÁRCIA FAZ UMA SAUDAÇÃO A TODOS NO FINAL DO EVENTO

Com uma estrutura modelo, com piscina, sala-motor e outros ambientes adequados, o Centro tornou-se uma referência para os demais cidades. “O ano passado a prefeitura investiu mais de R$ 100 mil em equipamentos. Este ano vamos adquirir mais livros específicos para estas crianças especiais e ampliar nossas parcerias com outros órgãos, como por exemplo, aquela feita com a Secretaria Municipal de Saúde”, complementou Leiva. Ela se refere à parceria para atendimento odontológico especializado, com psicólogos e nutricionistas, igualmente dedicados à missão particular de atendimento às crianças autistas.

A carreata terminou com o tradicional momento em que todos, de mãos erguidas, liberam ao mesmo tempo para o céu as bexigas azuis que receberam da organização do evento.

Ouça, na sequência a entrevista exclusiva ao Repórter RO de Márcia Viana, diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cmaee- Autismo):

 

A seguir, veja a galeria de fotos da carreata:



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here