Campanha Outubro Rosa é lançada em Ji-Paraná e seguirá protocolos da Covid-19

0
59
O NOVO PREFEITO DE JI-PARANÁ, AFFONSO CÂNDIDO, FALA AOS PRESENTES NA ABERTURA DO EVENTO

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) inaugurou na manhã desta quinta-feira (01/10), a campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer estimam-se que, somente agora em 2020, sejam registrados 66.280 novos casos no Brasil. Este mês dedicado a essa causa também serve para reforçar medidas que melhoram a vida das mulheres que já sofrem com a doença. Além disso, dá a oportunidade de discutirmos a saúde feminina como um todo.

O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a presença do prefeito  Affonso Cândido, do secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Blaz Vasques,da deputada federal, Silvia Cristina, da diretora de Estratégia de Saúde da Família, Marlene Silva Alencar e de diretores e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Ji-Paraná.

Este ano a campanha em Ji-Paraná foi adaptada e as ações serão realizadas levando em consideração o cenário atual, com a pandemia do novo coronavírus. Todos os atendimentos serão realizados nas unidades básicas de saúde, apenas com agendamento prévio, que pode ser feito presencial ou por telefone. Medida torna-se necessária para evitar aglomerações e garantir a segurança e saúde das pacientes. É importante ressaltar que as mulheres devem procurar a unidade básica mais próxima da sua residência.

AS AÇÕES VOLTADAS Á saúde da mulher haviam sido suspensas por conta da pandemia, mas agora todas elas serão retomadas. Nas UBS serão realizados o exame preventivo do câncer de colo do útero, o teste rápido de HIV, de sífilis e de hepatite B e C. Além disso, acontecerá também o encaminhamento para mamografia, realizado em parceria com o Hospital do Amor.

Segundo o secretário municipal de Saúde as ações não podem parar. “Não podemos esquecer que o câncer também existe, a hipertensão, o diabetes, então nós estamos adaptando, mudando o formato, fazendo um Outubro Rosa diferente com distribuição de álcool em gel, retomando os exames preventivos nas unidades básicas de saúde com agendamento e, todo o cuidado necessário para a prevenção a Covid-19”, arrematou.


Para o prefeito Affonso Cândido, o objetivo é ampliar os trabalhos proporcionando o melhor atendimento para a população de Ji-Paraná. “Nossa cidade está prestes a inaugurar o Centro de Prevenção do Câncer, que é um recurso da deputada federal, Silvia Cristina. Todo esse trabalho será ainda mais ampliado para atender todas as mulheres do município de Ji-Paraná”, declarou o chefe do executivo.

Os atendimentos nas unidades básicas de saúde de Ji-Paraná irão acontecer das 7h30 às 11h30, 13h30 às 17h. Em Nova Colina e Nova Londrina o atendimento será realizado a partir das 07h30 até às 12h30.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here