Campanha do Dezembro Laranja contra o câncer de pele começa hoje

0
132

Começa hoje, neste dia primeiro de dezembro, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele com inúmeras ações que estão sendo desenvolvidas em todo o Brasil e também em Ji-Paraná. A iniciativa usa a cor laranja para ilustrar as suas mensagens, seguindo o exemplo do Setembro Amarelo (trânsito), do Outubro Rosa (câncerde mama) e do Novembro Azul (câncer de próstata).

Coordenada pelos dermatologistas Silmar e Alessandra Camarini há treze anos, a campanha desdobra-se em palestras e atendimentos de triagem nas salas do colégio estadual Marechal Rondon, no Primeiro Distrito de Ji-Paraná. Todos os casos suspeitos de câncer de pele serão encaminhados para consultas gratuitas e mais detalhadas, nos consultórios dos médicos a partir da semana que vem.

Alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem de faculdades locais auxiliam neste mutirão que examinou no ano passado, nesta mesma data, cerca de 500 pessoas. 

A regra do ABCDE – O dr. Silmar orienta a população sobre como saber se uma mancha na pele  deve ser considerada suspeita. Para tanto, ele diz que é preciso conhecer os itens de uma regrinha simples chamada de ABCDE, e que são:

O “A” refere-se à assimetria: observe se a mancha tem forma assimétrica, ou seja, irregular;


♦ O “B” refere-se à borda: observe se as bordas da mancha são irregularidades e têm saliências;

♦ O “C” refere-se à cor: observe se a mancha tem variação de tons de cor;

♦ O “D” refere-se ao diâmetro: observe se a mancha ultrapassa o diâmetro de  5mm; e

♦ “E” refere-se à evolução: observe se a mancha evolui com alguma rapidez a partir de todos estes sintomas apresentados.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here