O Conselho Municipal da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência em Ji-Paraná vai distribuir milhares de folhetos alertando e conscientizando os condutores de veículos quanto à necessidade de se respeitar as vagas de estacionamento destinadas aos idosos e deficientes.  A ação vai se dar durante os próximos dias, nas principais ruas e avenidas comerciais por meio de vários pit stops.

As ações terão a apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público e Polícia Militar.

O primeiro pit stop está sendo realizado hoje (30), a partir das 7h30, no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros, bairro Dois de Abril. O próximo está marcado para o dia 7 de maio, na Avenida Brasil com a T-6, bairro Nova Brasília.


Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Carla Rosana da Silva, a intenção é distribuir panfletos com orientações sobre os estacionamentos para idosos e pessoas com deficiência.

“Nós queremos que a população tenha consciência de que os estacionamentos reservados para estas pessoas precisam ficar livres. Respeitem o uso dessas vagas. Não estacione nem por alguns minutos”, ressaltou.

Para o presidente da AMT, Alex Marcos, nem sempre os motoristas respeitam o uso das vagas reservadas para pessoas idosas ou com deficiência. A AMT tem aplicado multas aos infratores, mesmo assim, o desrespeito ainda é comum na cidade. “A lei é muito clara. A reserva das vagas no estacionamento público e privado visa garantir a melhor comodidade a estas pessoas. A pessoa pode evitar a multa gravíssima com 7 pontos na carteira de habilitação. O veículo pode ser removido do local, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)” explicou o presidente.

A população também pode colaborar na fiscalização denunciando o descumprimento. Basta ligar para a polícia, pelo número 190 ou AMT pelo (69) 3423-6441 e 3411-4200.

A credencial para dar o direito de estacionar nestas vagas pode ser emitida no prédio da Autarquia Municipal de Trânsito, que fica localizado na Avenida Brasil com a rua T-18. É preciso levar cópias autenticadas da CNH, RG, CPF e comprovante de residência.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.