Cacoal será sede da Universidade Livre Suruí já a partir de 2020

0
16

A unidade funcionará na Terra Indígena 7 de Setembro, no setor rural do município de Cacoal e terá um núcleo na cidade de Cacoal. O cacique Almir Narayamoga Surui (Doutor Honoris Causa pela Unir – Universidade Federal de Rondônia) disse que o projeto é uma parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e que, numa fase mais avançada, contará também com parcerias com universadades dos Estados Unidos da América, Inglaterra e Suíça. O projeto tem como base uma universidade indígena da Noruega que estruturada com sucesso neste formato.

A iniciativa é desenvolvida pela Associação Matareilá que entre as funções operacionaliza também como centro de formação, onde são realizadas diversas capacitações para os indígenas.

Metodologia

As disciplinas serão modulares e ocorrerão no ambiente onde possa melhor transmitir a teoria com a prática. Segundo a antropóloga Kachia Techio, as aulas serão negociadas com o professor da disciplina de forma que possa ser escolhido juntamente com os indígenas (que conhecem o lugar) e demais estudantes, o ambiente onde ocorrerão as aulas. “O método é dinâmico é pode ser adaptado de forma que as aulas ocorram facilitando o ensino teórico com a vivência prática”, explicou.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here