Biblioteca pública de JPr vai DESCARTAR LIVROS

0
122

Quase mil livros, sendo na sua maioria de enciclopédias antigas, serão retirados e descartados pela direção da biblioteca pública municipal Dr. Ciro Escobar, localizada no centro do Primeiro Distrito de Ji-Paraná. A informação foi prestada esta semana pela diretora da unidade, Severina Plácida. A biblioteca conta com um acervo superior a 27 mil livros.

De acordo com a diretora administrativa, a biblioteca já está toda informatizada, com todo seu acervo cadastrado, mais a exposição nos locais onde fica a disposição dos usuários, acaba sendo atingido por fungos, e por consequência dessa decorrência, muitos terão que ser descartados.

O trabalho de separação dos livros teve início na primeira semana deste mês. A diretora ainda lembrou que a presença dos fungos nos livros, pode causar alguns problemas de saúde, como exemplo, infecções. Esta contaminação se originou no período em os livros ficaram expostos à ação do tempo. “Todos os livros raros são retratados e colocados para pesquisa. As obras a serem descartadas são de uso comum e de fácil acesso”, esclareceu.

Ela ainda afirmou que todo acervo da biblioteca passa pelo trabalho de descontaminação para que o próximo usuário tenha um livro saudável e possa levá-lo para casa, higienizado de forma correta.

ATENDIMENTO — A Biblioteca Dr. Ciro Escobar funciona em horário integral, ou seja, das 7h30 às 18h, não fechando para o almoço, e tem na maioria de seus visitantes estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. Sobre a inadimplência, Severina Plácida lembrou que o problema na devolução de livros emprestados, caiu mais de 70%, especialmente após um trabalho de conscientização, feito pelos servidores. “Esse trabalho resultou em uma maior responsabilidade  e consciência dos nossos usuários quanto a sua devolução mais rápida e em bom estado de conservação”, concluiu.




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here