Balão do Google passa por Jaru e é confundido com ‘disco voador’

0
197
BALÃO QUE PASSOU POR PORTO VELHO E JARU JÁ ESTÁ NO ACRE

Nesta quarta-feira (17) os moradores de Jaru, Ministro Andreazza e proximidades viram algo estranho nos céus. Sem saber do que se tratava, logo começaram a brincar dizendo ser um ‘disco voador’. Na verdade, este objeto já havia passado por Porto Velho no domingo (14) e trata-se de um balão tecnológico de pesquisa desenvolvido pelo Google conhecido como “Project Loon”, cuja missão é a de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas.

Por meio do site Flightradar24, era possível verificar na manhã desta quarta-feira (17) que o balão que passou por Jaru já está no estado do Acre, sobre a Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade, a cerca de 500 km da capital Rio Branco. Outros dois balões estão próximo a cidade de  Costa Marques.

OS BALÕES TÊM UM DIÂMETRO DE 15 METROS E SÃO FEITOS DE UM PLÁSTICO MUITO FINO, RESISTENTE, PORÉM BIODEGRADÁVEL

PROJETO LOON — O projeto do Google é uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior à das redes 3G atuais.

Eles falam entre si, formando uma rede de comunicação no céu. As pessoas se conectam à rede de balões por meio de uma antena especial de internet instalada em suas casas, que é capaz de enviar e receber sinais dos artefatos que sobrevoam a área.

Os balões do projeto Loon têm um diâmetro de 15 metros. Eles são feitos de um plástico muito fino com três milímetros de espessura e seu material é biodegradável. Levam consigo um pequeno painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos, equipado com rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.