Nesta segunda-feira (5) a Prefeitura de Ji-Paraná abriu as portas de outras duas unidades escolares para o atendimento de mais de 600 crianças. Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Moisés Umbelino e o do Centro Municipal de Educação Infantil Felipe Anselmo de Abreu, ambas localizadas no Residencial Capelasso, Linha 94, 2° Distrito.

A Escola Moisés Umbelino tem uma área construída de 854m², com seis salas de aula – e mais uma sala de aula funcionando como extensão no Centro Felipe Anselmo, parque de areia, biblioteca, salas administrativas (direção, supervisão, professores), sala de informática, cozinha e banheiros. A Escola oferecerá vagas para 410 alunos do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental) nos períodos matutino e vespertino.

Já o Centro de Educação Infantil Felipe Anselmo conta com uma área construída de 1.323m², com 5 salas de aula com capacidade de ofertar vagas para 225 alunos e mais uma sala cedida à Escola Moisés Umbelino para uma turma de 1º ano (50 alunos nos dois turnos). O Centro Felipe Anselmo tem sala de movimento, dois ateliês (um de artes e outro de música), parque de areia, salas administrativas, cozinha e banheiros.

Juntas, as duas escolas do Capelasso têm capacidade para receber 635 alunos. As unidades de ensino foram cedidas ao Município pelo Fundo de Arrendamento Residencial – FAR, da Caixa Econômica Federal. Foram investidos mais de R$ 400 mil em móveis, equipamentos e climatização para deixar as escolas totalmente funcionais, sendo que grande parte desse montante foram recursos do próprio Município.

A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO das duas unidades foi carregada de emoção por causa da presença de familiares das duas pessoas homenageadas postumamente com o nome das escolas, o Felipe Anselmo Abreu de Souza, filho da vereadora Cláudia de Jesus, e o Moisés Umbelino, que pertencia ao quadro municipal e dedicou parte da vida à educação de Ji-Paraná.


“Atrasamos um pouquinho o início das aulas porque nós tivemos que adequar algumas questões aqui para a nossa realidade e nossas necessidades, mas as crianças aqui matriculadas não sofrerão com este atraso. A equipe técnica da Secretaria (Municipal de Educação – Semed) amanhã mesmo já se reúne com as diretoras das escolas para tratar da questão do calendário escolar”, explicou a secretária municipal de Educação Leiva C. Pereira.

O prefeito Jesualdo Pires prestou homenagens aos familiares do Felipe Anselmo e do Moisés Umbelino e destacou a presença de praticamente todos os vereadores do Município, além da presença de autoridades da Assembleia Legislativa do Estado, como o deputado Laerte Gomes e do Senado Federal, como o senador Valdir Raupp.

Além do vice-prefeito Marcito Pinto e do deputado Laerte Gomes, o senador  Valdir Raupp e a vereadora Cláudia de Jesus, estiveram presentes à cerimônia de inauguração, Edilson Vieira, Izaias Arnica, Jhony Paixão, Ida Castro, Obadias Ferreira, Sílvia Cristina, Joziel de Brito, Lourenil Gomes, Joaquim Teixeira, Marcelo Lemos e o presidente da Câmara, vereador Affonso Cândido.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here