Uma manhã de atividades lúdicas e conscientização sobre o trânsito foi realizada nesta quinta-feira (22) no Centro de Convivência dos Idosos, no Segundo Distrito de Ji-Paraná. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran). Com brincadeiras e muito bom humor, os idosos aprenderam um pouco mais sobre os direitos e deveres no trânsito.

As atividades envolveram dinâmicas e também aprendizagem sobre questões de segurança e respeito aos direitos dos idosos, com as quais foram repassados ensinamentos sobre como se portar bem no trânsito. 

Aos 77 anos, Luzia Maria de Souza conta que se divertiu muito com as brincadeiras e também aprendeu mais sobre questões de trânsito. Ela contou que ainda falta respeito aos idosos no trânsito. “Quando vou atravessar, aceno com a mão, alguns param, outros não. Temos que andar com muito cuidado e atenção”, ressalta.

Para Ivete Alves, chefe da divisão de Educação de Trânsito do Detran, um dos pontos abordados durante a esta programação educativa foi a que diz respeito às vagas reservados exclusivamente para idosos nos estacionamentos. “Para estar nesta vaga o carro precisa ter a identificação com o adesivo. Se o idoso não estiver no próprio carro, ele pode deixar a carteirinha à vista no para-brisa”, ponderou

Também foram distribuídos blocos de “multas morais”. Ivete explicou que a intenção é cobrar das pessoas atitudes corretas no trânsito, respeitando a vaga que foi destinada aos idosos. As multas seráo “aplicadas” pelos próprios idosos aos motoristas que não respeitarem a sinalização da vaga reservada.


 


CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here