Audiência pública debate políticas para prevenção do suicídio em RO

0
73

Foi realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia, hoje pela manhã, a partir das 9 horas, uma audiência pública para discutir o desenvolvimento de políticas para a prevenção ao suicídio no estado. Neste mês registra-se o ‘Setembro Amarelo’, período em que se debatem ações e a prevenção a este tipo de morte. Daí a iniciativa da ALE em discutir abertamente o tema, evitando o tabu e auxiliando na prevenção, tendo em vista, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove de cada dez casos poderiam ser evitados.

Em Rondônia anualmente são registrados cerca de 100 casos de suicídio confirmadas. Ma sabe-se que as estatísticas não revelam os casos de tentativas frustradas e mortes que são registradas com outras causas.

A Assembleia Legislativa já aprovou o projeto de lei ordinária nº 4060/2017, que instituiu o Plano Estadual de Combate ao Suicídio em Rondônia. “O plano auxilia o estado na relevante prevenção e tratamento deste transtorno, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitam”, explicou o autor do projeto, o deputado estadual Airton Gurgacz.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here