Neste sábado (19), será realizado em todo o país, e também em Ji-Paraná o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. Todas as 11 UBSs da cidade estarão abertas o dia inteiro para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos. Os pais devem comparecer portando a carteira de vacinação, o cartão do SUS e a certidão de nascimento dos filhos.
A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo perigosamente no país nos últimos meses. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre Sarampo, de janeiro até outubro deste ano, já haviam sido confirmados 6.640 casos com seis mortes.
Esses episódios ocorreram em 19 unidades da Federação, sendo a quase totalidade em São Paulo, com 5.228 casos (96,74%), em 173 cidades, principalmente na região metropolitana da capital paulista. Em seguida vêm o Paraná (39 casos, em 10 cidades), o Rio de Janeiro (28, em 9 municípios), Minas Gerais (25, em 8 localidades) e Pernambuco (24, em 8 cidades).
Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.
O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.
CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS