O Governo de Rondônia já está entregando a Carteira Nacional de Artesanato aos artesãos em todo o estado. Emitida gratuitamente, o documento isenta o artesão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e oferece um caminhão para transporte dos materiais nas feiras dentro de Rondônia e por outros estados do país.

A carteira nacional de artesanato é emitida pelo governo estadual, em parceria com o Governo Federal pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Com a emissão da carteira, artesãos poderão participar de feiras dentro e fora do estado, tendo a profissão reconhecida como fonte de comprovação de renda.

Para emissão da carteira o artesão deve apresentar foto em formato 3×4; cópias do RG e do CPF; comprovante de endereço; e ainda apresentar uma amostra de como faz o seu produto para um técnico da coordenadoria de artesanato da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), na coordenadoria de Artesanato na administração do Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h30.

Segundo a Sejucel Rondônia tem mais de mil artesãos cadastrados, sendo indígenas, ribeirinhos e em várias regiões do estado. Nos anos de 2015 e 2016, Rondônia se manteve líder no índice nacional de cadastro, ainda de acordo com o governo.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here