Arcebispo militar recebe medalha de Mérito Marechal Rondon em PVh

0
19

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, entregou na manhã desta quarta-feira (24), em solenidade realizada no Palácio Rio Madeira, medalha de Mérito Marechal Rondon, no grau de grande oficial, ao arcebispo militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. Esta é terceira vez que o arcebispo visita o Estado e a primeira que recebe homenagem rondoniense.

‘‘É honra e uma grande alegria, como arcebispo militar do Brasil, receber essa comenda que leva o nome de um grande militar brasileiro que foi Marechal Rondon, que é homenageado no próprio nome do Estado. É também um reconhecimento do trabalho extraordinário que os arcebispos fazem nessa área tão importante para o país. Com reconhecimento da assistência religiosa que é prestada conforme a lei federal e o acordo diplomático entre o Brasil e o Vaticano, direcionada às Forças Armadas e, também, às forças auxiliares, policiais e bombeiros militares’’, disse.

Segundo o arcebispo, são cerca de 180 padres em 60 capelas distribuídos entre as forças. ‘‘Como arcebispo militar e como assessor do ministro da Defesa no atendimento religioso, viajo o país coordenando esse trabalho. A vida militar é de grande renúncia, grandes sacrifícios em prol da Nação, renúncias e sacrifícios são pedidos também as suas famílias, e toda essa pressão que são submetidos os militares necessitam desse apoio espiritual para dar solidez e esperança ao militar que cumpre seu dever com muita generosidade espalhados por todos os rincões do território nacional’’.

‘‘Entregar a comenda Marechal Rondon ao arcebispo Dom Fernando José, aquele que comanda a Capelania Militar no país, aquele que tem trabalhado para dar apoio espiritual aos nossos militares da União, mas também prestando apoio aos militares dos estados, é uma honra. Nós temos trabalhado para honrar aqueles que verdadeiramente tem feito com que possamos desenvolver nossas ações. A honra não é só do nosso capelão, mas de todos nós desse maravilhoso Estado de Rondônia’’, considera o governador.

HISTÓRICO DO HOMENAGEADO


O arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil, Fernando José Monteiro Guimarães, batizado na Igreja Matriz da Torre, no Recife, frequentou o Seminário Menor dos Redentoristas, e estudou no Seminário Redentorista de Campina Grande. Após noviciado, emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas, cursando em seguida a filosofia e teologia no Seminário Maior Redentorista em Juiz de Fora- MG (1965-1969).



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here