Para dar início à comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ji-Paraná começou hoje uma série de atividades que vão se estender até 6ª feira (25). Uma programação diferente e especial será cumprida com alunos e professores, sempre em torno do  tema da semana deste ano, que é: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”.

As ações que serão desenvolvidas começaram a ser discutidas entre professores e alunos há cerca de um mês. “Tudo o que foi programado foi proposto pelos nossos matriculados. A carreata, por exemplo, foi ideia dos alunos. Na quinta-feira, vamos ter uma sessão de cinema. Outra ideia deles”, conta a diretora administrativa, Maria José da Silva, acrescentando que esta participação faz parte da pedagogia inclusiva praticada pela Apae.

Hoje, pela manhã, foi realizada a abertura da semana na sede da Apae, no Primeiro Distrito, a partir das 8 horas da manhã com a formação da mesa de honra, qual participaram Pedro Paulo Sandrini Santana, presidente da entidade; Maria José da Silva, diretoria administrativa; Lucélia Andreola, diretora pedagógica; as professoras Ana Castro e Cássia;  e dois alunos , Edileusa e Bruno, representando todo o corpo discente.

Depois do café da manhã uma carreata levando a diretoria, o corpo docente e estudantes, percorreu os dois distritos da cidade para divulgar esta semana nacional, que está sendo comemorada pelas Apae de todo o Brasil e também pelas 30 existentes em Rondônia. “Esperamos que um dia esta semana seja lembrada por todos espontaneamente. Enquanto isso não acontece, precisamos fazer uma manifestação como essa para tornar pública esta luta de resgate e respeito a pessoa com deficiência intelectual e múltipla”, frisou Maria José.

TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES NESTE PRIMEIRO DIA


CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here