Anac certifica aeroporto de Ji-Paraná a operar voos por instrumentos

0
42

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) certificou o aeroporto de Ji-Paraná para operar voos por instrumentos, o que é considerado um marco para o Estado de Rondônia. A concessão foi expedida por intermédio da Portaria nº 5942, de 16 de setembro de 2021.

Através dessa regulamentação, agora o aeroporto de Ji-Paraná fica habilitado a operar em conformidade com as novas regulamentações, já que o vôo por instrumento é um incremento na segurança das operações aéreas, e permite pousos e decolagens mesmo em condições meteorológicas que não seja possível através de operação visual.

Segundo o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária, Philipe Rodrigues Maia Leite, a certificação é também selo de qualidade, na qual teve investimento de R$ 1,1 mi (um milhão e cem mil reais), oriundos de recursos próprios do Estado. “Esta é uma grande vitória para o Governo, que permitirá que o Aeroporto de Ji-Paraná consiga operar vôos por instrumentos, tendo em vista que é uma das exigências das empresas áreas regulares que solicitam que aeródromos sejam certificados”.

Foram ainda feitos investimentos na infraestrutura, como nas faixas de pista, final de pista e área de segurança, bem como, a cerca operacional padrão da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), cujo papel é muito importante para o funcionamento de vôos por instrumentos. O Diretor do DER destacou a importância da implantação do sistema, que entende ser fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

O Certificado Operacional do Aeroporto significa que o documento emitido pela ANAC autoriza o detentor a operar o aeroporto conforme o Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) aprovado pela ANAC e identificam os serviços aéreos públicos autorizados, por meio das especificações operativas. Vale destacar que esse reconhecimento reforça todo o compromisso do Governo do Estado com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias. (Com informações da assessoria).




CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here