AMT recebe sugestão de campanha educativa sobre rotatórias

0
81

Uma campanha educativa sobre o uso correto das rotatórias implantadas em Ji-Paraná. Esta é a proposta de uma vereadora da cidade à Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Segundo ela os esclarecimentos à população vão evitar acidentes, porque as pessoas ainda não estariam sabendo usar este equipamento de trânsito.

A AMT informou que no cruzamento da Rua dos Mineiros com a avenida Ji-Paraná, no Primeiro Distrito, o sinal está em alerta, ou seja no amarelo piscante, para que motoristas se habituem ao uso da rotatória. A vereadora admitiu que o local está sinalizado e que isto já seria suficiente para evitar infrações.

Segurança viária – De acordo com o site Infra Estrutura Urbana primeiro benefício de uma rotatória é que ela obriga o motorista a diminuir a velocidade do veículo. Isso ocorre por causa da geometria do implemento: além de sinalizações horizontais ou com placas, o estreitamento da via induz a essa redução. A rotatória também diminui o número dos chamados “pontos de conflito”, termo que indica as áreas prováveis de colisões em um cruzamento ao se considerar todas as trajetórias possíveis dos veículos. 

Essa união de baixa velocidade, menor número de pontos de conflito e tráfego disciplinado (já que todos os veículos circulam na mesma direção) tem como resultado a redução do número de acidentes e da gravidade das colisões. Em função do ângulo da colisão e da velocidade baixa, é muito difícil haver vítimas em rotatórias.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here