O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) enviou 105 alunos dos campi Vilhena, Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Cacoal para participar da Campus Party Brasil. O evento, que aconteceu em São Paulo, reune todos os anos jovens e adultos em uma espécie de festival, onde inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e tecnologia são as principais atrações. Jovens de todo o Brasil comparecem ao evento.

Em sua décima edição, o evento reuniu 80 mil pessoas entre empresários, universitários e estudantes, além de 8 mil “campuseiros”, como são chamados os participantes que acampam no local e dormem em barracas. No total, foram mais de 750 horas de programação, que incluíram palestras, batalhas de robôs, corrida de drones, desafios de games e hackatons.

Gabriel Santos é aluno do curso Técnico Integrado em Informática do Campus Cacoal e participou pela primeira vez do evento. Ele ficou deslumbrado com tudo que viu e com as oportunidades que teve no local. “É um evento grandioso. Aqui podemos ver muita tecnologia, tendências do mercado e tudo que há de melhor na área de informática. Acho, inclusive, que tudo isso pode ajudar a gente a decidir sobre nosso futuro profissional e as escolhas que temos de fazer”, comentou.

Rondônia é destaque — Além de tendências tecnológicas e palestras com empreendedores do ramo, a Campus Party também oferece uma série de atividades que incluem desde gincanas organizadas pelos patrocinadores até simuladores. Nestas atividades os alunos do IFRO foram destaque e renderam inclusive um elogio do diretor geral do evento. Via twitter, Tonico Moraes afirmou que Rondônia foi “o estado com a maior população geek da CPBR10”.

O elogio veio depois de uma gincana, no palco principal do evento, onde através de mímica um colega precisava ajudar o outro a descobrir um meme projetado em uma tela.  Nos stands dos patrocinadores os estudantes do IFRO demonstraram ótimos desempenhos. Em um desafio promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o quarteto Veridiana, João Vitor, Artur e Juliano conseguiram jogar uma garrafa e fazer com que ela ficasse em pé sobre uma mesa. Pela façanha cada um deles ganhou um headphone.


Já no stand da Ford, os alunos Vitor Cardoso, João Bond, Geovanna Souza e Gabriel Metran gabaritaram o Quiz Ford Unlock, atividade desenvolvida para interagir e testar os conhecimentos dos campuseiros com as tecnologias oferecidas nos carros da empresa. Em cada rodada havia 10 perguntas, com três níveis de dificuldade e todos que alcançassem mil pontos ganhavam prêmios pela pontuação.

Em nota sobre o evento, a assessoria da Ford observou que a equipe de Rondônia (composta pelos alunos do IFRO) foi a primeira a alcançar os mil pontos e que daí em diante dificilmente não venceria. “Havia perguntas muito difíceis e tínhamos certeza que não acertariam com facilidade, pois eram bem técnicas e profissionais. Parabéns pelo exemplo que deram nesta edição da Campus Party!”, destacou o comunicado.

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here