Texto/fotos: Marcos Lock

Alunos do 5º período da Engenharia Civil da Unijipa estão demonstrando que o espírito empreendedor pode nascer já nos bancos escolares. Decididos a participar do prestigiado Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil (Enec), no Rio de Janeiro, em sua 7ª edição, eles poderiam adotar uma estratégia padrão. Ou seja, fazer suas inscrições, pagar as despesas e partir para o evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em abril de 2018.

No entanto, este não foi o caminho escolhido. Orientados pelo colega de turma Wanderson de Lima Oliveira, um mobilizador regional do Enec, o grupo de seis estudantes decidiu criar um site de pré-inscrições para o congresso, que viabilizasse não só a sua viagem como também a de outras pessoas de Ji-Paraná, de Rondônia e até de todo o Brasil.

O SITE CRIADO PARA AS PRÉ-INSCRIÇÕES: PROCURA INESPERADA

A ideia revelou-se útil e oportuna. Com apenas oito dias no ar site registrou milhares de acessos a ponto de “cair” na última segunda-feira (2) dado o acúmulo de procura. “O próprio Enec não fez um site com dados desta edição de 2018. Mas as pessoas de todo o Brasil já querem fazer suas reservas e estão buscando alternativas”, conta Dorival Júnior, responsável por construir esta possibilidade virtual de pré-inscrições.

A intenção, segundo o articulador Wanderson, é criar condições que tornem viável a ida de uma delegação numerosa coordenada pelo grupo de Rondônia e, desta maneira, negociar transporte e estadia mais em conta. Neste site dos alunos da engenharia da Unijipa, além da pré-inscrição, outras informações úteis logo serão hospedadas como o currículo dos palestrantes, o cronograma das atividades, notícias do evento e também os preços de pacotes para deslocamento e de hotéis na capital carioca.


A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Fernanda Aguiar Gabriel, louva e incentiva iniciativas como essa. “Eles estão compreendendo que, mais do que serem alunos aqui na instituição, eles podem pesquisar, divulgar seus trabalhos científicos e fazer contato com outros estudantes e professores”, declarou à reportagem do Repórter RO.  

Para a diretora do campus da Unijipa, em Ji-Paraná, Rosângela Aparecida da Silva, que revelou ser uma entusiasta do empreendedorismo, esta é uma postura muito elogiável. “É com alunos deste nível que percebemos estar cumprindo nosso dever institucional trilhando bem o caminho do ensino, da pesquisa e da extensão. A iniciativa deste alunos incentiva também os demais a fazerem o mesmo, projeta a nossa instituição e vai até projetar o nosso estado lá no Rio de Janeiro”, exalta. 

O time dos seis alunos da engenhara civil é composto por Dorival Ladislau dos Santos Junior, Fábio Cosme Pandolfo, Franknilson da Silva Rocha, Hilde Junior Pereira Moreno, Murilo Marques Souza e Tiago Cássio Pandolfo.

O vídeo institucional do Enec é uma das boas informações já hospedadas no site dos alunos da Unijipa. Confira!



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here