Neste sábado, dia 15 de abril de 2017, o jornal Alto Madeira atingiu uma marca que somente outros 29 periódicos no País detêm até agora. Ele completou a longeva idade de 100 anos circulando em Rondônia e, para marcar a data, a publicação organizou uma exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, com um amplo acervo de fotografias de momentos importantes da capital e do estado. Também estão disponíveis para os visitantes exemplares memoráveis do jornal cobrindo momentos vitais da história local, máquinas de escrever, móveis e outros objetos nostálgicos. A mostra fica aberta à visitação pública até o dia cinco de maio.

Segundo o diretor-geral do Alto Madeira, Euro Tourinho, o público tem a chance de ver na mostra a primeira máquina de impressão e ainda a última utilizada na produção das edições impressas.
Na inauguração da exposição, neste sábado (15), às 19 horas, o grupo musical ‘Projeto Boca da Noite’ animou o ambiente com um repertório variado e ainda tocou o Hino de Rondônia em ritmo de samba. Dois momentos importantes no evento foram o lançamento de um selo em comemoração ao centenário e a apresentação da nova edição do livro escrito pelo irmão de Euro Tourinho, Luiz Tourinho, “Um salto para o pacífico”. Os presentes receberam a obra gratuitamente.

Também neste dia 15 o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, entregou na capital o troféu de campeão do torneio de futebol disputado em comemoração aos 100 anos do Alto Madeira. O jornalista Euro Tourinho, com 95 anos de idade, foi homenageado por ter sido atleta campeão quando jogava pelo Ferroviário Atlético Clube, em 1950
Sessão solene — As homenagens, no entanto, começaram já no dia 10, segunda-feira, quando os deputados estaduais, numa sessão proposta e presidida pelo deputado Ribamar Araújo (PR), festejaram os 100 anos de atividades do emérito diário. Araújo disse considerar a homenagem ao veículo um dever, por se tratar de uma instituição que faz parte da construção da identidade de Rondônia e do Brasil.

“O jornal Alto Madeira ajudou no processo de transformação do município e do Estado, influenciando no processo de desenvolvimento econômico e social e reafirmando sempre o compromisso assumido desde a sua primeira edição, que é o de dar voz ao povo”, destacou o deputado na ocasião.
O historiador e jornalista Anísio Gorayeb, de posse da palavra na tribuna, parabenizou o colega Ciro Pinheiro pelos 50 anos de dedicação ao Alto Madeira. Gorayeb destacou, ainda, momentos importantes da trajetória do jornal, mencionando fatos desde a sua fundação em 15 de abril de 1917, por Joaquim Augusto Tanajura, até passagens importantes registradas em suas páginas durante estas dez décadas de existência.
A juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia, Euma Mendonça Tourinho, homenageou o avô Euro Tourinho ao citar que “o maior título que ela tem e se orgulha é o de ser sua neta”. Já Gladstone Frota, vice-presidente da Fecomércio, ressaltou que a Federação é fruto do legado de Euro Tourinho e que tem em sua história, a honra de ter tido o presidente do Alto Madeira como presidente e mentor. Membro da Academia Rondoniense de Letras, Abimael Machado, parabenizou o proponente da solenidade o jornal Alto Madeira é disse que o impresso “é a história de Rondônia que surgiu da decisão corajosa de brilhantes homens públicos”.

Após contar um pouco da história do jornal, Machado encerrou declarando que “o jornal Alto Madeira continua cumprindo com o compromisso assumido por Tanajura e mantido grandiosamente por seu atual diretor, Euro Tourinho”.
Após os discursos dos familiares, os deputados Ribamar Araújo e Léo Moraes entregaram a placa de honra a Euro Tourinho que, em seguida, agradeceu a cada pronunciamento dizendo-se extremamente emocionado pelo reconhecimento do trabalho seu e de sua equipe de profissionais.
Em seu discurso Euro Tourinho disse que o Alto Madeira foi é a verdadeira faculdade de muitos jornalistas de Rondônia. “Poucos jornais impressos no Brasil chegaram a essa idade, por isso, todos nós rondonienses, devemos nos orgulhar de contar com o jornal Alto Madeira”, exclamou. “Tenho orgulho de ter iniciado minha vida na comunicação, dentro da redação do jornal Alto Madeira”, complementou, emocionado.
A seguir algumas manchetes do jornal Alto Madeira ao longo de sua história:
CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS