Agevisa orienta população sobre riscos de doenças transmitidas por morcegos

0
15

Mais de 90 espécies de morcegos foram catalogadas em Rondônia, tanto na área urbana quanto na rural, que transmitem entre várias doenças a raiva. O governo estadual, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), está tendo o cuidado de manter a população informada sobre os riscos causados por esses mamíferos voadores, que transmitem doenças a animais, como os cães, gatos, bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos e até mesmo, o ser humano.

Todo morcego encontrado com hábito fora do normal, ou seja, voando durante o dia, caído dentro de casa ou no quintal é considerado suspeito de estar contaminado com o vírus da raiva. As Unidades de Vigilância de Zoonoses enviam amostras de morcegos, periodicamente, quando o dono da propriedade rural ou de uma edificação urbana comunica ao setor de Controle de Zoonoses do Município sobre a presença do animal suspeito. Neste caso, a equipe técnica vai ao local e remove o morcego, enviando a amostra para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

“Nem sempre o exame aponta que o animal está contaminado com a raiva. Pois, às vezes, outras ações de manejo podem estressar uma colônia (meio de convívio dos morcegos), como por exemplo, o ato de desalojar esses animais de um abrigo, deixando o animal desnorteado. Mas, geralmente, o morcego quando é encontrado caído, tem uma grande possibilidade de ser portador do vírus rábico”, detalhou.

O coordenador informou ainda que, ao ser confirmado laboratorialmente o animal positivado para o vírus da raiva, um trabalho de investigação é iniciado com o em humanos e animais domésticos (cão e gatos) e é feitoa uma vacinação de bloqueio.

É importante que a população esteja atenta quanto aos hábitos fora do normal do mamífero voador. Ao ver um morcego voando, alimentando-se durante o dia ou caído no chão, é preciso que seja comunicado com urgência ao Departamento de Controle de Zoonoses do município ou à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). 


Em Ji-Paraná os cidadão podem entrar em contato ou comparecer pessoalmente à Gerência Regional Estadual da Saúde:

(69) 3416-4854
e-mail: [email protected]/ [email protected]
End. Rua Júlio Guerra, 388 – Centro



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here