A cultura do inhame do tipo São Tomé vem se destacando nas pequenas propriedades rurais do estado de Rondônia, em especial no município de Nova União. Lá a cultura vem ganhado cada vez mais espaço e conquistandoos os agricultores. Uma das facilidades de se cultivar o inhame em pequenas áreas é a alta produtividade e as facilidades para a comercialização do produto, já que o preço de mercado chama a atenção de quem quer investir em uma produção rentável.

O município de Nova União conta hoje com quatro produtores em uma área de 14 hectares de inhame cultivados. Eloi Murbach, extensionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater), destaca que os agricultores estão sendo orientandos em atividades que vão desde o manejo da cultura, com práticas adequadas ao tipo de solo, até a comercialização do produto, buscando novos mercados de consumo.

Entre os agricultores orientados está o jovem Jhonata Borges, de 24 anos, que foi o pioneiro no cultivo da cultura no município. O investimento do jovem deu tão certo que ele decidiu aumentar a área plantada de três para quatro alqueires .

ALÉM DE SER RICO EM PROTEÍNAS E SAIS MINERAIS O TUBÉRCULO TAMBÉM É UM PODEROSO DEPURATIVO DO SANGUE

A expectativa para a colheita desta safra é ultrapassar mais de 250 toneladas, produção esta que será comercializada no nordeste do Brasil. Ao ser questionado sobre os principais obstáculos enfrentado na plantação, Jhonata declarou ser a falta de mão de obra qualificada, que segundo ele esta praticamente escassa no município.

Depurativo — O inhame possui um alto teor calórico, além de ser rico em proteínas e sais minerais. O tubérculo também é um poderoso depurativo do sangue, fazendo com que muitas impurezas do sangue saiam através da pele, rins e intestinos. O mesmo ainda é indicado na prevenção da malária, dengue e febre amarela.


Na culinária, o inhame é muito empregado em sopas e pratos quentes. O tubérculo pode servir como uma alternativa à batata, podendo ser usado no preparo de purês, por exemplo. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here