COLUNA PONTO & VÍRGULA – As novas e recentes palavras da nossa língua portuguesa

0
8

Amigos, talvez por ter como formação inicial o Jornalismo e tratar de questões sociais sempre dinâmicas, a aplicação da língua no cotidiano da vida  é algo que desperta minha atenção, uma vez que está sempre em constante mudança.

Ouça esta matéria em podcast:

 

A língua é um organismo vivo e vai mudando, se adaptando, incorporando palavras novas, excluindo outras, enfim, o nosso idioma tem esta magia de se adaptar a uma determinada época e local.  É quando aparecem os neologismos, aquele processo pelo qual novas unidades léxicas, ou seja, palavras, expressões e vocábulo são criadas e passam a ser utilizadas por todo mundo.

Esses termos são coletados por observadores linguísticos, que se encarregam de propor a sua dicionarização para que se tornem palavras oficiais do idioma. Aurélio Buarque de Holanda, aquele que virou sinônimo de dicionário no Brasil, tinha uma bela definição de seu ofício: “Sou um caçador de borboletas a correr com uma rede em busca das palavras que voam.”


Já vimos na sexta-feira retrasada os novos termos em inglês que chegaram com a pandemia como drive thru, live, home office ou lockdown. Muitas outras também apareceram recentemente e foram captadas pelos tais “caçadores de borboletas”. Algumas são espontâneas; outras foram pensadas e criadas intencionalmente.

Os mais velhos lembram bem da Jovem Guarda, aquele movimento cultural brasileiro surgido lá na década de 60 e que trouxe  muitas novas palavras, algumas em uso até hoje como “positivo”, “isso é uma barra”, “carango”, “bicho”, “lelé da cuca” e muitos outros.  Nesta canção, Roberto fala em “Ponho mesmo para derreter” e que sua “caranga é máquina quente”, termos que usamos até hoje. E olha que isso já tem 50 anos.

Outras palavras que apareceram recentemente e já foram dicionarizadas são estas aqui: negacionismo, panelaço, feminicídio e gordofobia

É impossível precisar quantas palavras são criadas por dia na língua portuguesa, porque elas brotam de todos os lados. Só a área de informática tem fornecido uma bela contribuição ao introduzir no nosso dia  dia recentemente estes termos: Bluetooth, e-commerce, modem,spam, wi-fi, só para ficar em algumas.

O fato é este: a todo momento a nossa querida língua portuguesa vai se enriquecendo com as novas contribuições e que vão se juntar às demais 400 mil palavras, segundo a edição do dicionário Houaiss, lançado neste ano de 2021.

Amigos, por hoje é isto. Se vocês quiserem enviar alguma sugestão para abordarmos aqui na seção PONTO & VÍRGULA mande sua mensagem para o whatsapp 9.9328-1521.  Grande abraço a todos do professor Marcos Lock.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here