A saída de Faustão da TV Globo em dezembro deste ano ficará marcada para sempre na história da Televisão Brasileira. O apresentador segue para a Band, a partir de janeiro de 2022, mas leva na bagagem grandes momentos na principal emissora do Brasil.

Em 1989, incomodada com o forte crescimento do SBT, a Globo agiu rápido e contratou um peso-pesado para brigar pela audiência nas tardes de domingo, até então dominada por Silvio Santos. Faustão chegou ao canal vindo de alguns anos de sucesso nas noites de sábado da Band.

A Globo conseguiu seu objetivo, que era frear o SBT. Faustão venceu logo na estreia, marcando 38 pontos, contra 20 do SBT, na Grande São Paulo.A intenção era com a contratação de Faustão era rejuvenescer a programação e chamar a atenção do público nas tardes de domingo, especialmente os jovens, que já se afastavam da TV naquela época.

O primeiro contrato do apresentador com a Globo tinha duração de dois anos. Além do polpudo salário, ele ganharia 15% de participação nos comerciais exibidos durante a atração. Ocupando a vaga de Chacrinha, o apresentador afirmou na época que não seria um substituto do artista, morto em 1988.

“Não tem nada a ver com o Chacrinha. Tanto que eles nunca falaram de fazer programa sábado à tarde [horário que era ocupado pelo Cassino do Chacrinha entre 1982 e 1988]. Eu não sou um personagem. O Chacrinha era um personagem do Abelardo Barbosa. Eu sou eu mesmo, não tem jeito. Eu faço entrevista e o Chacrinha tem calouro, tem júri. É outra coisa”, disse ele à Folha de S. Paulo.


Estreia de Faustão na Globo bate o SBT

O Domingão do Faustão estreou no dia 26 de março de 1989, exibido entre 14h55 e 19h, com boa parte do conteúdo ao vivo e alguns quadros pré-gravados. Entre os convidados do primeiro programa estavam Xuxa, Cássia Kis Magro, José Wilker, Lulu Santos, Fábio Jr. e Simone, entre outros.

O primeiro diretor-geral foi Augusto César Vanucci. Logo de cara, a produção fez sucesso, e quadros como Controle Remoto, Mano a Mano, Caminhão do Faustão e Sexolândia viraram mania nacional, assim como as pegadinhas



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here