O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ivo da Silva, se reuniu, na sexta-feira (19), com a coordenação do Grupo YDUQS, proprietário da Estácio Unijipa e da futura Faculdade de Medicina de Ji-Paraná, para acertar detalhes da implantação do curso médico no município.

Na reunião, segundo a diretora geral da Estácio Unijipa, Rosângela da Silva, ficaram definidos os termos para a elaboração do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), que deverá ser avaliado pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

Se validado, o Coapes será assinado pelo prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), e pelo titular da Semusa, Ivo da Silva, viabilizando a parceria do município com o Grupo YDUQS para a implantação do curso de Medicina em Ji-Paraná.

 “O Coapes é um dos eixos que compõe a estrutura para que o município receba o curso de Medicina. O Coapes é tão importante quanto à estrutura física da faculdade e o corpo docente estruturado, com um projeto pedagógico alinhado e adequado à nossa região”, explicou a diretora geral da Estácio Unjipa.

Para a implantação do curso no município, o Grupo YDUQS, por meio da Faculdade de Medicina de Ji-Paraná, se compromete a oferecer 10% das vagas com bolsas integrais para alunos de baixa renda, que preencham pré-requisitos socioeconômicos e que nasceram e residem em Ji-Paraná.


O grupo educacional também irá realizar o repasse de 10% do faturamento mensal bruto da faculdade. Esse recurso será utilizado pela Semusa para investimentos na atenção básica à saúde do município.

O Ministério da Educação (MEC) irá realizar uma avaliação no dia 15 de abril de 2021, em mais um passo para a autorização do curso em Ji-Paraná. A previsão do Grupo YDUQS é de que a aula inaugural seja realizada em agosto deste ano. O titular da Semusa, Ivo da Silva, acredita que a implantação do curso trará melhorias ao município.

“Essa é uma parceria que trará diversos benefícios ao município. A chegada do curso de Medicina em Ji-Paraná irá fortalecer a nossa saúde pública, que passará a contar com profissionais qualificados para atender à nossa população”, ressaltou o secretário.

Além do titular da Semusa e da diretora geral da Estácio Unijipa, também participaram da reunião os titulares das secretarias municipais de Planejamento (Semplan), Rui Vieira de Souza, e de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (Semdae), Ana Maria Santos Vizeli, além do diretor nacional de medicina do Grupo YDUQS, Silvio Pessanha Neto, e da gerente de projetos estratégicos da instituição, Carolina Braga Bomfim, ambos por videoconferência.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here