Prefeitura anuncia medidas severas para conter a circulação de pessoas em Ji-Paraná

0
832
A ENTREVISTA COLETIVA OCORREU NESTA SEXTA-FEIRA PELA MANHÃ NA SEDE DA SEMAS

A prefeitura de Ji-Paraná organizou hoje pela manhã, a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Primeiro Distrito, uma entrevista coletiva para comunicar medidas importantes que serão tomadas a partir de hoje na cidade. Participaram também da coletiva o secretário municipal de Saúde, Rafael Papa, e a diretora da Vigilância Sanitária, Ana Maria Santos.

O decreto com a série de medidas será publicado no Diário Oficial do Município de hoje (20) e, entre elas, está o fechamento total do comércio a partir de amanhã, sábado (21), com exceção destes seguintes:  estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios; farmácias; laboratórios clínicos e demais prestadores de serviços de saúde; postos de combustíveis; serviços de delivery; distribuidoras de água e gás; serviços funerários; clínicas veterinárias; padarias (desde que não haja o consumo de alimentos no local); distribuidora de produtos saneantes domisanitárias de limpeza e higiene pessoal.

Estão suspensos temporariamente por 15 dias, o funcionamento do comércio em geral varejista e atacadista, correspondentes lotéricos, bares, lanchonetes, feiras livres de qualquer natureza, galerias e similares, restaurantes, cinemas, academias, estabelecimentos de entretenimento de ambiente fechado, atividades religiosas com evento presenciais, clubes e associações, salões de estética e de beleza, petshops, lojas comerciais, shopping e lojas de conveniência.

TAMBÉM SERÃO INTERROMPIDOS os atendimentos internos nos bancos, em instituições financeiras e em cooperativa de créditos. Estes estabelecimentos deverão manter somente os serviços de caixas eletrônicos em funcionamento.


As indústrias que fazem parte da cadeia produtiva de alimentos continuarão funcionando normalmente, entretanto está sendo aguardado um posicionamento do Governo Federal, podendo haver alterações e recomendações na forma de funcionamento.

As Unidades Básicas de Saúde estarão funcionan-do no horário de 07:30 ho-ras às 11:30 horas e das 13:30 horas às 17:30 ho- ras.Os demais órgãos pú-blicos municipais passa-rão a funcionar sem aten-dimento ao público com serviços administrativos internos e deverão disponibilizar formas de atendimento por telefone e aplicativos. Cada secretaria deverá normatizar a forma de atendimento.

“Estamos enfrentando um inimigo invisível e preferimos nos exceder nas ações agora do que perder o controle diante deste inimigo invisível, de transmissão rápida (…) Não podemos seguir o exemplo da Itália”, disse o prefeito. Marcito frisou que é preciso tomar medidas intensas e rígidas necessárias para o momento, que poderão ser.  reforçadas ou aliviadas nas próximas semanas. E reforçou que, neste momento, é necessário  ter a consciência de que o grande remédio é o isolamento social.

O PREFEITO FRISOU QUE O decreto tem validade por 15 dias e que, dependendo da reavaliação do poder público à época, poderá ser suspendo ou mantido. Ele reiterou que todos os secretários vão divulgar seus contatos digitais e a ideia é manter uma administração transparente.

Marcito salientou que sua administração é conservadora e uma “quantidade de recursos considerável” já foi reservada para este momento (…) Estamos preparados financeiramente”. Já encomendamos e temos um estoque grande de álcool gel e também vamos receber muitos respiradores pulmonares (…) Também autorizei a contratação imediata de 50 técnicos de Saúde e enfermeiros”, antecipou.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Papa, reforçou a importância de que as pessoas precisam manter a recomendação de isolamento social e que não organizem eventos particulares como churrascos com os amigos ou façam festas. “É o momento de ler um livro, ver um filme. Estamos avaliando tudo diariamente, acompanhando estatísticas e vamos trabalhar sempre com muita transparência. Antecipação e informação serão as nossas palavras chaves”, enfatizou.

DISQUE CORONAVÍRUS – A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Epidemiologia, colocou à disposição da população um telefone via Whatsapp para que a população tire dúvidas e receba orientações e que irá funcionar das 7 horas às 19 horas. O número é 3424-7601.

Ouça a seguir a fala do prefeito Marcito Pinto durante a entrevista coletiva desta sexta-feira (20). Em seguida, manifesta-se também o secretário municipal de Saúde, Rafael Papa:

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here