Livro dos 70 anos da Sociedade Brasileira de Reumatologia e a contribuição de Rondônia

0
4002

Os médicos reumatologistas Gentil de Lima Mauro Filho e Liszt Jonney Silva dos Santos, respectivamente presidente e vice-presidente da Sociedade de Reumatologia de Rondônia (SRR), estão entre os autores de artigos do livro “70 Anos de História da Sociedade Brasileira de Reumatologia – 1949/2019”. A obra, uma sofisticada produção da editora Planmark, lançada no 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia, neste mês de setembro, no Ceará, reúne colaborações de profissionais desta área de todo o país. Em suas 240 páginas está a história da fundação desta entidade nacional, um resumo das 11 gestões que a comandaram durante as sete décadas e artigos de especialistas de cinco regiões brasileiras.

Da região Norte vieram colaborações de sete estados, entre elas as enviadas pelos doutores Gentil de Lima Mauro Filho e Liszt Jonney Silva dos Santos. Este último também assina o artigo atribuído ao estado de Roraima. O texto sobre Rondônia menciona a ação de médicos pioneiros na área de reumatologia no estado e narra como se deu a criação da Sociedade de Reumatologia de Rondônia, com dados sobre as gestões a partir de 2014 e respectivos dirigentes, bem como cita as jornadas científicas encampadas pela entidade com dados e fotografias.

No artigo de Roraima, o dr. Liszt Jonney fala de sua atuação no estado desde quando foi designado pelo Exército Brasileiro para servir e atuar em Boa Vista, em março de 2008, prestando serviços na área de reumatologia. Seu relato segue apresentando como esta área médica estruturou-se ao longo dos próximos anos com a chegada de outros especialistas e a tentativa de criação de uma entidade roraimense de reumatologia, o que ainda não aconteceu.


 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

Ainda não há comentários, seja o primeiro.