Restauração da Litorina em PVh está quase concluída; logo passeios começam

Além de manutenção no motor e nova pintura também foi feita a manutenção elétrica como iluminação interna, ventilador, piscas e farol deste vagão

0
88

Está em fase final os serviços para retomada do funcionamento da Litorina, último vagão ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Todo o trabalho de recuperação dos trilhos, pintura e manutenção elétrica está sendo feito por membros da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (ASFEMM), com o objetivo de fazer resgate histórico e turístico de Porto Velho. 

O passeio ainda não tem data certa iniciar, segundo informou o presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Ocampo Fernandes. Ele explica que aguarda o parecer final do engenheiro responsável por acompanhar os trabalhos. “Esse parecer vai nos garantir que a obra está segura para que possamos dar início ao passeio da igrejinha de Santo Antônio a Porto Velho. Neste momento, nós estamos na fase final de colocação de alguns trilhos que estavam danificados e outros soltos”, explicou o presidente. 

TRILHOS FORAM RECUPERADOS E EM TODO O TRAJETO FOI REALIZADA A LIMPEZA E A DESOBSTRUÇÃO DA MATA QUE TINHA INVADIDO A ESTRADA E TRILHO

O trajeto terá duração de quase 40 minutos, em um percurso nos trilhos que somam 2,3 Km e a população vai poder apreciar a ferrovia e história da Madeira-Mamoré dentro da floresta. “O trabalho está sendo feito e coordenado pelos ferroviários com apoio da prefeitura, governo do Estado e Exército, para fazer funcionar a Litorina”, esclareceu Ocampo Fernandes. 

Dias e valor do passeio
O presidente da Funcultural disse que todo o trabalho e organização vão ficar por conta dos ferroviários e será cobrada uma pequena taxa simbólica de, no máximo, R$ 8,00. O dinheiro será usado para fazer a manutenção necessária e compra do diesel, pois a litorina é motorizada. O vagão será conduzido pelo ferroviário chamado Moisés. A intenção é que o passeio funcione de quinta a domingo e aos feriados. Apenas os horários de funcionamento ainda não foram definidos. 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here