A programação cultural do Palco Giratório tem sequência nesta sexta-feira, no Teatro Dominguinhos, às 20 horas com o espetáculo “Eles não usam tênis naique”, encenado pelo grupo Cia. Marechal, do Rio de Janeiro.

O texto faz clara relação à obra de Gianfrancesco Guarnieri Eles não usam black-tie. Sutilezas metafóricas evidenciam o aprofundamento desta relação. Se no texto de Guarnieri, o autor trabalha a dramaturgia mediante as relações entre uma família operária e os conflitos entre pai e filho, em Eles não usam tênis naique, se  desenvolve a trama a partir da relação entre pai e filha.

Ambos os textos são ambientados na favela carioca e utilizam a geografia para discutir pertencimento, presente, passado e futuro da inclusão social dos marginalizados pela sociedade capitalista.

No texto de Guarnieri, as dúvidas, angústias e medos do personagem se evidenciam nas falas de Tião, o pai. Sua forma de acreditar demonstra que correr atrás de seus direitos é o que move sua vida com o filho Otávio. Já Santo, o pai no texto da peça de hoje à noite, também vive angustiado.

A aflição se revela na instância de sua experiência de vida dura em contraponto com as “ideologias” de sua filha, Roseli. Por um lado, a culpa de não tê-la criado, de ter “caído fora” numa tentativa de preservar sua família; por outro, a responsabilidade em tentar convencê-la a resistir à sedução do mundo do crime, a manter um certo encantamento por um mundo repleto de derrotas e cinismo. 


São aspectos que trazem à tona a proximidade entre ficção e realidade, seja na visão de 1958 de Guarnieri ou na de Zanelatto, agora em 2016, passados 58 anos. Nesse sentido, as falas dos atores ao se despirem dos personagens acabam por potencializar o caráter realista do texto. Agrega-se a isso a crueza das performances dos ótimos atores e a tensão permanente no ar, garantida, em partes, pela percussão presente como pano sonoro de fundo.

Certamente, este é um dos espetáculos essenciais desta edição deste Palco Giratório em Ji-Paraná. A faixa etária indicada para a peça é 14 anos ou mais. A entrada é GRATUITA.  

A mostra cultural Palco Giratório vai somente até este domingo (22) aqui em Ji-Paraná. Confira a seguir, a programação deste final de semana:



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here