Mesmo sentindo o desconforto gerado pelo ar mais seco e poluído enfrentado diariamente, o portovelhense e os visitantes têm o privilégio de contemplar, nessa época do ano, um lindo pôr do Sol, deslumbrante com sua cor avermelhada, difícil de encontrar durante todo o ano. A cor vermelha é considerada a cor que enaltece a alma, renova os sentimentos de alegria, fornece lindas imagens de fundo durante um belo passeio, e assim, é considerada a cor mais atraente. Nesse período, o pôr do Sol no rio Madeira é considerado um dos mais belos do Estado e atrai muitos turistas.

Para Patrícia Celestino, que nasceu em Porto Velho, o pôr do Sol no rio Madeira chama muito a sua atenção. “O pôr do Sol, além de belo, me traz paz, tranquilidade, renova meu dia, trazendo energias positivas. Além do mais o pôr do Sol, em contraste com as águas do rio Madeira, mostra uma beleza indescritível. Gosto de vir com amigos para tirar fotos e revelar ao mundo a beleza da minha cidade”, contou.

De acordo com professor de física do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Colorado do Oeste, Márcio Adolfo de Almeida, a cor do Sol não é amarela e nem vermelha, como muitos pensam, é branca. Segundo ele, o branco resulta da soma das sete cores do arco-íris, sendo essas cores em ordem decrescente de energia, temos o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o alaranjado e o vermelho.

“A cor alaranjada, com maior tendência para o vermelho do Sol, é comum devido existirem partículas poluentes na atmosfera. A atmosfera filtra os raios solares, separando suas tonalidades de acordo com a época e densidade de concentração dos fluídos existentes”, explicou o professor de física.

O professor ainda informou que estes elementos, além de dispersarem a luz violeta, anil, verde e azul, eles também conseguem dispersar a luz amarela e laranja do Sol, mas a única cor do espectro que estas partículas não conseguem dispersar é justamente a luz vermelha. A nossa própria atmosfera, os gases, as partículas de poeira e poluições contidos nela são responsáveis pela variação da cor do Sol.


Veja mais algumas belas imagens do poente às margens do “Madeirão”:

 

 



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here