Afinal de contas, qual é quantidade de água que se deve beber ao longo de um dia? Há muita controvérsia sobre o assunto e parece não haver consenso a este respeito, o que dá margem a muitas hipóteses e palpites. A Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos acaba de jogar luz sobre a questão e chegou a uma conclusão que deve ser respeitada. Ela recomenda a ingestão diária de 3,7 litros de água para os homens, o equivalente a 15,6 copos; e 2,7 litros para as mulheres, ou 11,4 copos. Estas seriam as quantidades ideais a serem observadas por pessoas de todo o planeta.

Alguns dos benefícios do líquido são manter a temperatura do corpo e a saúde do coração, melhorando a circulação sanguínea, mas existem muitos outros.

Manter-se bem hidratado pode ajudar a controlar o consumo calórico, contribuindo não só para a manutenção do peso, como para evitar o ganho, segundo a entidade acadêmica. Isso acontece porque, muitas vezes, a desidratação é confundida com fome, o que nos faz comer mais do que precisamos.

Além disso, a hidratação permite uma boa digestão e lubrificação e amortecimento das articulações, sendo uma ótima aliada durante o exercício. Por outro lado, a desidratação costuma causar cansaço e desmotivação.

Desidratação — Ao ingerir a quantidade mínima diária recomendada, a água pode ajudar a melhorar o humor, a concentração e a memória de curto prazo. Por outro lado, a desidratação contribui para o aumento da ansiedade e do stress, assim como as dores de cabeça.

E como saber se alguém está desidratado? Segundo a Academia Nacional de Medicina americana existem duas formas: a sensação de sede e a cor da urina. Caso a cor de sua urina apresente tons escuros, é sinal de que está na hora de repor os líquidos.

A desidratação também contribui para o desenvolvimento de problemas de saúde, como prisão de ventre, infecções urinárias e pedras nos rins, devido ao excesso de sais e minerais que aumentam a cristalização da urina e torna o ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.


Hábito — Para não esquecer de beber água, boa dia é sempre carregar uma garrafa a tiracolo. Ao escolher a bebida em restaurantes, procure consumi-la uma hora após a refeição em doses moderadas.

Mesmo depois de lanches curtos, o ideal é sempre beber um pouco de água além de comer mais frutas e vegetais, como maçã, melancia, cenoura e brócolis, que contêm grandes quantidades de água.



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