Viveiro Municipal segue adiante adiante com programa de arborização

0
72

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semeia) e de Educação (Semed), está dando continuidade ao Programa de Arborização, unindo educação ambiental já praticada por professores em aulas teóricas, e a prática com o plantio de árvores no pátio das escolas.

No ano passado, três escolas receberam o projeto: a Ariel Hilgert, no bairro Urupá,  Olivia de Brito, no bairro Alto Alegre, e a Professor Almir Zandonadi, no bairro Novo Horizonte.

Na última semana, o projeto foi desenvolvido com as 235 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental Mirian Trajano Lopes. A escola recebeu mudas de Oiti, bolivianas e exórias e os realizaram o plantio sob a coordenação dos técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente. Além da arborização, a escola também recebeu trabalho de jardinagem, com a utilização de materiais reciclados.

Para Gilson Prates, gestor ambiental da Semeia, este momento do plantio da árvore é muito significativo para as crianças. “São elas que vão regar, cuidar das árvores que estão sendo trazidas para escola, tudo com o nosso acompanhamento”, explicou.

Pelo programa a Semeia disponibiliza não apenas mudas de oiti para fazer sombra, mas também plantas para o embelezamento da escola como de ipês roxo, amarelo e branco e plantas para jardim, imediações dos parquinhos e pátio. As mudas vêm do Viveiro Municipal, ou seja, e são produzidas com o cuidado de  vários servidores da secretaria.


Conforme Valmir Xavier, diretor do Viveiro Municipal, a intenção agora é estender o programa para outros órgão públicos municipais, como os Postos de Saúde, Centros de Referencias em Assistência Social e pátios das demais secretarias.



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here