A aposentada Josefa Maria da Conceição completou 117 anos no dia 2 de fevereiro deste ano. Moradora de Pilar, na Grande Maceió, a ex-agricultora é um ano mais velha que a japonesa Kane Tanaka, que, aos 116 anos, foi declarada em março a pessoa mais velha do mundo. “Graças a Deus tô muito bem de saúde, não sinto nada”, disse dona Josefa, que recebeu a reportagem do Universa em sua pequena casa revestida de azulejos brancos no último dia 20.

Lá, os jornalistas tiveram acesso aos documentos que comprovam a idade dela, e que agora estão à disposição do Guinnes Book. Ex-agricultora, alagoana nascida em 1902 ela desafia o livro dos recordes como a pessoa mais velha do mundo.

“Graças a Deus tô muito bem de saúde, não sinto nada”, disse dona Josefa, que recebeu os jornalistas em sua pequena residência onde, os eles tiveram acesso aos documentos que comprovam a idade dela, e que agora estão à disposição para um possível reconhecimento. Dona Josefa não é de muitas palavras, apesar da se mostrar lúcida em praticamente tudo que fala.

Para andar, ela, ela precisa da ajuda de uma pessoa ou se apoia na parede. A aposentada mora com dois dos 22 filhos — apenas 13 deles “se criaram”, diz. Desses 13 que conseguiram passar dos seis meses, apenas 4 estão vivos hoje. Netos, bisnetos e tataranetos? A própria família perdeu as contas do número. A memória ainda guarda muitas lembranças, mas falha em alguns momentos.

Quando perguntada sobre a idade, ela diz não saber com exatidão. “Uns cento e pouco”, diz. Também não sabe a data de morte do marido, nem a quantidade de exata de filhos. Mas dona Josefa guarda um hábito incomum para quem chega a uma idade centenária: fumar. “Fumo, e muito”, revela, entre um cigarro e outro.


Mas o fumo não é desses industriais “cheio de porcarias”, mas sim de palha. “Não gosto desse cigarro, nunca gostei”, diz ela, enquanto fuma e conversa com a reportagem. Segredo para viver tanto? Dona Josefa diz que não tem. “Deus que consentiu de eu viver. Eu não fiz nada”. Ela se diz uma mulher feliz. Além da saúde, a maior alegria são os filhos e os amigos. “Não tenho encrenca, nunca fiz inimigo”, diz e completa com uma sabedoria própria: “Não dou conselho a ninguém, porque ninguém me ouve, não.”



CURTA/SIGA/ACOMPANHE-NOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here